Odontologia Pré-Natal

É fato que a saúde começa pela boca, e por saber que a gravidez provoca uma série de alterações no organismo da mulher, inclusive na cavidade bucal, é que se justifica a importância do acompanhamento do dentista durante a gestação. O pré-natal odontológico traz como principal objetivo cuidar e educar a gestante para ter um bebê saudável, incluindo ações como a desmistificar crenças e preocupações sobre a gravidez e o tratamento dentário, conscientizar sobre os principais problemas bucais, orientar sobre a importância do controle de placa, uso do flúor, amamentação, cuidados com o futuro bebê, bem como a importância da alimentação equilibrada, uma vez que os dentes necessitam de minerais e começam a se formar a partir da 6ª semana de gravidez.

Durante a gravidez o cuidado deve ser redobrado, já que a futura mãe têm grande propensão a desenvolver doenças bucais. A incidência de gengivite é mais comum do se imagina. Por conta das modificações fisiológicas no corpo da grávida, pelo menos 60 a 70% podem apresentar gengivite ao longo dos nove meses, já que as alterações hormonais facilitam o desenvolvimento de inflamação. Além disso as mulheres também vomitam mais nessa fase e a saliva pode acabar ficando mais ácida, com o pH mais baixo pode criar um ambiente propício para o desenvolvimento mais rápido de cáries.

É preciso ficar claro que não há nenhuma contraindicação para anestesia ou radiografia ao longo da gestação. Há, inclusive, anestésicos próprios para grávidas. No caso das radiografias, o colete de chumbo deve ser posicionado também na barriga, para proteger o bebê. Não tratar é mais arriscado do que o tratamento. Principalmente por que as mulheres com dor, que evitam o dentista, costumam se automedicar, o que pode levar à ingestão de um medicamento prejudicial ao feto. E tem mais, as mães com cáries correm um sério risco de passar as bactérias causadoras do problema ao bebê, já que a cárie é uma doença transmissível que pode sair da boca da mãe para a da criança, principalmente quando ela sopra ou prova a comida antes de dar para o filho.

Equipe

Foto da Dra. Fernanda Natrieli Dentista Vila Olímpia