Tratamento da Gengiva (Periodontia)

Doença Periodontal

É uma doença silenciosa causada por bactérias que afetam os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias, que vão A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de uma eficiente escovação e uso do fio dental, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista. O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Cirurgia Plástica Gengival

A obtenção de um padrão estético ideal ao final do tratamento não depende apenas da beleza e da perfeição dos dentes que serão confeccionados, mas, de igual importância, é a beleza e a saúde da gengiva que emoldura todo o sorriso. As alterações da gengiva podem comprometer o resultado da estética e por isso devem ser corrigidas através de Procedimentos de Plástica Gengival, para que o resultado final seja harmônico, e com uma aparência natural.

Enxerto Gengival

Neste procedimento, o periodontista retira tecido gengival de outro sítio da boca e o fixa às gengivas para substituir o tecido da gengiva em retraiu ou foi perdido pela doença periodontal. Este procedimento se usa freqüentemente com fins estéticos, além de tratar a doença das gengivas, já que recobre áreas nas que a raiz ficou exposta e melhora o aspecto dos dentes.

Equipe

Foto da Dra. Denize Gregório Takemura Dentista Vila Olímpia