COVID-19: A Importância da saúde bucal no fortalecimento da imunidade

06/07/2020

Nos últimos meses, com a chegada do coronavírus, ficou ainda mais evidente a importância de manter hábitos de higiene para se proteger de doenças. Entretanto, a higiene bucal também deve ser reforçada, pois a boca é uma das principais vias de contaminação.

Manter a saúde bucal adequada, contribui no aumento da resistência ao vírus, evitando o crescimento dos microorganismos da boca, que podem se espalhar pelo corpo levando a baixa imunidade.

A boa higiene das mãos também é fundamental no processo dos cuidados orais, uma vez que são utilizadas diretamente na limpeza bucal, como no uso de fio dental, higienizador de língua e da escova de dente.

É de grande importância que essa higienização abranja todos os dentes e áreas como a língua, bochechas e principalmente os dentes molares, que ficam mais próximo da faringe, que quando contaminada por algum vírus ou bactéria, se tornam um grande canal de problemas de saúde.

Dicas para manter a saúde bucal e fortalecer a imunidade

Para te ajudar a manter uma boa saúde bucal, fortalecendo ainda mais sua imunidade, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

• Escovar os dentes após cada refeição;
  • Trocar a escova dental a cada três meses, devendo substituir sempre que estiver se recuperando de infecções;
  • Usar fio dental e enxaguante bucal todos os dias;
  • Cuidar da alimentação e evitar o consumo excessivo de açucares;
  • Higienizar a língua e bochechas adequadamente;
  • Visitar o dentista pelo menos a cada seis meses.

Hábitos de higiene bucal como esses devem ser mantidos e valorizados por toda vida, e não apenas durante a pandemia do COVID-19, pois além de ajudar a manter nosso sistema imunológico mais forte, a saúde bucal contribui diretamente na nossa qualidade de vida.