Diabetes e saúde bucal: dúvidas comuns

12/11/2019

A atenção com a saúde bucal deve ser prioridade na vida de qualquer pessoa, mas precisa ser redobrada em pacientes com diabetes, pois os altos níveis de glicose na saliva contribuem para a proliferação de bactérias bucais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 422 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. Só no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, são cerca de 13 milhões.

A Clínica Oral responde às principais dúvidas relacionadas à diabetes e saúde bucal. Veja:

A diabetes influencia a saúde bucal?
  • Sim. Um paciente diabético pode ter a saúde bucal afetada, pois a doença altera a circulação sanguínea na região da boca, além dos altos níveis de glicose na saliva causarem o aumento de bactérias nocivas.
Quem tem diabetes está mais propenso a quais problemas de saúde bucal?
  • Os problemas bucais mais comuns entre os diabéticos são: halitose, ardência e coceiras na boca, doenças periodontais, infecções fúngicas, cicatrização demorada, cáries, boca seca e alteração do paladar .
Sendo diabético, como um paciente pode prevenir problemas bucais?
  • Por ter uma propensão maior a problemas bucais, é importante que o diabético faça a higienização correta com uso do fio dental e de uma escova com cerdas macias. Além disso, aliar o acompanhamento regular com o dentista e o tratamento da diabetes é indispensável na prevenção.
Um paciente com diabetes pode extrair um dente?
  • Se o diabético estiver com a glicose controlada ele pode ser tratado como qualquer outro paciente, mas o indicado é haver uma interação entre o dentista e o endocrinologista para uma análise geral da saúde do paciente.

Os problemas gengivais são mais frequentes nos pacientes portadores de diabetes, pois a doença dificulta o combate aos processos inflamatórios e infecciosos, por este motivo é importante que o paciente frequente regularmente o dentista para consultas e exames.