Sensibilidade dentária: sintomas, causas e tratamento

24/02/2020

A ingestão de alimentos muito quentes ou muito frios te causa um calafrio?

Se sua resposta for sim, provavelmente você está com sensibilidade dentária. Aquela sensação de choque quando o dente entra em contato com uma bebida quente ou gelada é bastante incômoda, afeta a qualidade de vida e é uma queixa bastante frequente nos consultórios.

A pergunta é: porque a sensibilidade dentária acontece? É possível tratar? Como podemos prevenir?

A sensibilidade dentária surge quando o esmalte do dente está desgastado e alimentos quentes, gelados, doces ou ácidos demais entram em contato com as terminações nervosas do dente, alcançando a polpa dentária.

Entre as principais causas estão:

• Biocorrosão: dieta com a ingestão de alimentos muito ácidos, como grande quantidade de refrigerantes, isotônicos ou alimentos ricos em açúcar pode causar a corrosão do esmalte dos dentes em decorrência da queda brusca do pH bucal.
  • Escovação: praticar a escovação com pressão excessiva pode gerar erosão do esmalte do dente e, consequentemente, a sensibilidade.
  • Fraturas: restaurações quebradas podem expor a dentina e provocar desconfortos na ingestão de alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.
  • Retração gengival: causada por doenças como gengivite ou periodontite, a retração da gengiva deixa as raízes do dente expostas e causa a hipersensibilidade dentária.
  • Doenças bucais: tanto o bruxismo quanto a gengivite podem ser fatores causadores do aparecimento da sensibilidade.

A primeira indicação de tratamento é atuar diretamente no problema que causou a hipersensibilidade a fim de diminuir as consequências da evolução da doença bucal. Dependendo da avaliação individual do cirurgião-dentista pode ser indicado o uso de um creme dental específico para a sensibilidade.

Apesar de ser uma questão bastante incômoda, a sensibilidade pode ser prevenida com visitas regulares ao dentista para o check-up da saúde odontológica. Além disso, vale ressaltar que a atenção à alimentação é um fator importante de prevenção, portanto evite o consumo excessivo de doces, frutas e sucos ácidos, refrigerantes, catchup, vinagre, bebidas e alimentos muito gelados, como sorvetes, ou comidas e bebidas muito quentes, como café.