Dente do siso: mitos e verdades

09/03/2020

Temidos por muitos pacientes, os terceiros molares provocam muitas dúvidas. Também conhecidos como dentes do siso, eles são os últimos dentes a nascerem e, geralmente, erupcionam entre o final da adolescência e início da vida adulta.

Com o objetivo de esclarecer todas as questões relacionadas aos terceiros molares, a A Clínica Oral debate os mitos e verdades do dente do siso:

Todo mundo tem os quatro dentes do siso
  • Mito: Algumas pessoas podem não ter algum deles ou todos, mas na maioria dos casos, os pacientes possuem quatro sisos, sendo eles: dois superiores e dois inferiores.
Todos os sisos devem ser extraídos
  • Mito: A decisão da extração deve ser tomada pelo cirurgião-dentista ao avaliar se a erupção do dente traz algum prejuízo para o alinhamento da arcada dentária ou apresenta dor e inflamação.
O dente do siso pode prejudicar o alinhamento dos dentes
  • Verdade: Justamente pelo fato do dente do siso nascer entre o final da adolescência e início da vida adulta, existe a possibilidade do paciente não ter espaço suficiente na arcada dentária para acomodá-lo. Desta forma, o terceiro molar pode empurrar os demais dentes e entortá-los.
Os terceiros molares já nascem cariados
  • Mito: Os dentes do siso ficam localizados em uma área de difícil higienização e por este motivo estão mais propensos às cáries, mas nascem saudáveis como todos os outros dentes da arcada.
A extração do siso é um procedimento comum na odontologia
  • Verdade: A extração do siso não é um bicho de sete cabeças, mas é comum causar medo por ser um procedimento cirúrgico. O pós-operatório é delicado e pede cuidados especiais para a reabilitação do paciente.
O nascimento do dente do siso pode causar dores
  • Verdade: Se há espaço na arcada dentária para a erupção do dente não haverá nem dor e tampouco sangramento, mas a dor pode aparecer se existir alguma inflamação.

As consultas odontológicas periódicas são efetivas para realização da profilaxia dentária e acompanhamento do nascimento de novos dentes.

Tire suas dúvidas com o seu cirurgião. Um bom diálogo evita os mitos!