Periodontite: como prevenir a doença bucal mais comum do mundo?

01/10/2019

Gosto ruim na boca, mau hálito persistente, sensibilidade dentária e sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Esses são alguns sintomas comuns da doença periodontal também conhecida como periodontite.

Caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes, a doença periodontal pode levar à perda dos dentes se não for tratada corretamente.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial é afetada pela doença periodontal, e no Brasil também representa um desafio. O livro Guinness de Recordes Mundiais também aponta a doença periodontal como a mais comum do mundo.

A boa notícia é que apesar de comum, a periodontite é possível de ser prevenida. A Clínica Oral acredita que o conhecimento é uma das ferramentas efetivas no combate e prevenção. Entenda melhor esse problema bucal:

Causas

A doença periodontal acontece quando a gengivite não é tratada. A inflamação e infecção passam das gengivas para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes causando a periodontite.

Além do acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes que levam à inflamação e infecção outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença bucal, sendo eles: higiene bucal ineficiente, consumo de cigarros e tabaco, predisposição genética, diabetes, diminuição da imunidade, uso expressivo de medicamentos, abuso de substâncias como álcool e drogas, idade e alimentação.

Sintomas

Reconhecer os sinais e buscar o tratamento clínico são primordiais, porém a doença periodontal nem sempre apresenta dor, por este motivo é importante ficar atento aos principais sintomas:

• Mau hálito
  • Gosto ruim na boca
  • Sangramento gengival
  • Sensibilidade na região das gengivas
  • Dentes amolecidos
  • Gengivas inchadas
  • Pus visível em torno dos dentes e gengivas
  • Dores na mastigação
  • Hipersensibilidade à bebidas e alimentos quentes e frios

A forma mais efetiva de prevenir a doença periodontal é a boa higiene oral e consultas regulares no dentista.